263 - A SANTA CEIA

"A ceia do Senhor aponta não apenas para o passado, mas também para o futuro... Cada celebração da ceia do Senhor é uma afirmação prévia e uma antecipação da grande ceia das bodas." – Clark's Commentary, Vol. V, pág. 161.

Se for possível, mostrar a gravura de Leonardo da Vinci, que representa "A Última Ceia", e deixar que as crianças a olhem, enquanto o professor conta a seguinte história:

O artista Leonardo da Vinci pintou o belo quadro da última ceia. Enquanto o pintava, procurava por pessoas que pudessem ser os modelos. Ele desejava um rosto belo e pura face para representar Jesus, e outro rosto ímpio e pecador para pintar Judas.

Afinal o artista encontrou um jovem com rosto belo e puro. Era Pietro Bandinelli, cantor de coro sacro. Passaram-se anos e o grande quadro ainda não estava terminado, pois o artista não conseguia encontrar um rosto que pudesse representar Judas.

Ele pensou: "Preciso encontrar um homem de coração mau, cuja fisionomia mostre o mal em sua vida". Um dia, nas ruas de Roma, viu um mendigo de fisionomia má e horrenda. O mendigo concordou em posar para o retrato de Judas. Logo o pintor pôde completar a face do traidor. Ao terminar o trabalho, e pagar o mendigo, o artista perguntou o seu nome.

"Pietro Bandinelli", respondeu o mendigo. E acrescentou: "Eu posei também para o modelo de Jesus Cristo."

A vida ímpia que o jovem havia levado transformara uma fisionomia pura e santa como a de Jesus, noutra má, a ponto de poder representar Judas.

Judas não pecou pela primeira vez essa noite. Ele permitira que pequenos pensamentos de inveja lhe ocupassem a mente. Havia-se ressentido por lhe haver Jesus repreendido o egoísmo. Esses pensamentos, a princípio pequenos, tinham crescido a ponto de encher-lhe o coração e a mente, e já agora estava disposto a vender seu Senhor.

Devemos pedir ao Senhor que nos mostre o pecado em nosso próprio coração, a fim de poder atacá-lo. "Porventura sou eu, Senhor?", é a pergunta que cada um de nós deve fazer, e o que deve ser expulso de nossa vida ser-nos-á mostrado. "